Hoje a gente compartilha a receita de um prato bem tradicional da cozinha judaica para comemorar o Rosh Hashaná, o Ano-Novo Judaico. Nossa sugestão para tornar a comemoração ainda mais especial é preparar o varenique recheado com batata e cebola, um sucesso na nossa ilha de pratos quentes não só entre a comunidade judaica 🙂
Shana Tová!
Varenique recheado com batata e cebola
rende 3 porções
rende 3 porções
Ingredientes
Para a massa
- 200 g de farinha de trigo
- 3 g de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 gema
- 10 ml de óleo
- 35 ml de água gelada
Para o recheio
- 40 g de gordura de pato
- 40 g de manteiga
- 300 g de cebola descascada e finamente picada
- 500 g de batata
- 1 ovo
- 3 g de sal
- 1 pitada de pimenta do reino preta
- 1 pitada de noz-moscada
Para o molho
- 150 g de gordura de pato
- 150 g de manteiga
- 500 g de cebola descascada e cortada em rodelas finas
Modo de preparo
Comece preparando a massa. Na vasilha da batedeira, coloque a farinha, o fermento e o sal. À parte, misture as gemas, o óleo e 20 ml de água gelada. Ligue a batedeira e, aos poucos, junte a mistura de gema, óleo e água com a farinha. Adicione o restante da água gelada, em pequenas quantidades, até dar o ponto (precisa ficar bem homogênea). Retire a massa da batedeira e acomode-a em um saco plástico. Deixe descansar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente.
Enquanto isto, prepare o recheio. Em uma panela média, derreta a gordura e a manteiga em fogo médio. Coloque a cebola até ficar com cor de caramelo claro, mexendo de vez em quando para não grudar. Retire e escorra sobre um escorredor, para escorrer o excesso de gordura e reserve.
Descasque e lave as batatas. Corte-as em quatro pedaços grandes e regulares, coloque em uma panela e cubra com água fria. Cozinhe até as batatas ficarem macias. Escorra toda a água e leve as batatas ao fogo baixo por 10 minutos para retirar o excesso de umidade.
Ponha as batatas bem quentes sobre uma peneira fina (ou dentro de um espremedor) e pressione bem. Em uma vasilha, coloque o purê, as cebolas douradas e escorridas previamente, o ovo, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Mexa com uma espátula para ficar bem misturado.
Para fazer o molho, esquente a manteiga, a gordura de pato e refogue a cebola até começar a dourar. Mantenha em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar. Desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos –se a cor estiver caramelo escuro, transfira para um recipiente frio e deixe destampado até esfriar.
Usando um cilindro, abra a massa até ela ficar fina. Pincele com ovo e coloque 1 colher (de sopa) de recheio (cerca de 25 g) e feche, retirando o ar. Usando um cortador redondo, faça meia-lua e feche bem as bordas. Cozinhe em água fervente salgada, escorra e sirva com a cebola frita e o molho.